informações úteis

Embalagens Vazias

Conscientização do produtor agrícola sobre uso, armazenamento e descarte correto e seguro de produtos Fitossanitários/Agrotóxicos 

A microrregião de Frutal, que engloba cerca de 200.000 habitantes, é tipicamente agrícola. Sua economia baseia no setor agrário especialmente nas lavouras de cana-de-açúcar, laranja, abacaxi, milho, soja, feijão irrigado entre outras menos expressivas, o uso de fertilizantes e agrotóxicos no combate às pragas da agricultura é muito alta, e por este uso indiscriminado acarreta vários problemas para o meio ambiente. Porém não é possível abolir o uso de fertilizantes sintéticos e defensivos, pois esses são essenciais para assegurar os níveis de produção elevados (BRAGA et al., 2005).

Cuidados tanto na aplicação com também no destino final das embalagens de agrotóxicos vem causando uma grande preocupação não só no meio rural como também na comunidade, pelas conseqüências que a disposição inadequada destas embalagens vazias pode trazer, para evitar tradicionais problemas sociais, tais como, o surgimanto de doenças para o ser humano e os animais e ambientais, como a contaminação do solo e das águas (SUDERHSA, 2007).

A adição de fertilizantes ao solo tem por objetivo atender a demanda de nutrientes das culturas, é importante salientar o papel importante dos defensivos no controle de pragas para aumentar a produtividade agrícola, por outro lado, temos que considerar a extensão da conseqüência do descarte inadequado das embalagens oriundas da aplicação destes compostos. O destino das embalagens vazias de agrotóxicos deve seguir as exigências estabelecidas pela Lei Federal n.º 9.974 de 06/06/00 e Decreto n.º 4.074 de 08/01/02, com o intuito de minimizar a níveis os riscos que o mal condicionamento destas embalagens pode causar a saúde humana e ao maio ambiente (ANDEF).

A destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos não é um procedimento simples devido à complexidade e diversidade de embalagens e de formulações de agrotóxicos com características físicas e composições químicas diversas, que requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos. Os usuários de agrotóxicos, o comércio, a indústria fabricante, poder público e empresas fabricantes de equipamento de aplicação de agrotóxicos. (ANDEF). O destino correto dos resíduos agrotóxicos inclusive embalagens de agrotóxicos gerados no campo, sem agredir o meio ambiente afasta qualquer risco, o que permite melhorar a produção agrícola sem comprometer a saúde da população permitindo o desenvolvimento rural sustentado. (SUDERHSA,2007)

O objetivo deste trabalho consiste em conscientizar os produtores rurais e trabalhadores da regiaõ de Frutal-MG, aliado à atividade de prestação de serviço à comunidade, de como deve ser feito o armazenamento, transporte, uso e descarte dos agrotóxicos, fornecendo conhecimento dos procedimentos e serem adotados. Ou seja, discutir junto aos pequenos e grandes produtores e demais interessados, cuidados importantes no armazenamento, transporte, manipulação e aplicação de agrotóxicos. E também ressaltar a importância do uso de EPI’s de maneira correta e da importancia da triplice lavagem em embalagens vazias.

Clique no link abaixo e visualize a matéria completa.
Conscientização do Produtor Agrícola